Download de Informação Sobre Recursos Minerais
Serviço que permite efetuar o download gratuito de informação diversa sobre Recursos Minerais.
Carta Radiométrica de Portugal Continental
Ano : 2017
Documento síntese do conhecimento sobre a radioatividade natural no território de Portugal Continental. A cartografia da radiação natural do país permite dar apoio à prospecção de recursos minerais e geotérmicos, à cartografia geológica e a estudos de perigosidade.
Áreas Potenciais de Recursos Minerais em Portugal Continental
Ano : 2023
No âmbito dos trabalhos preparatórios da elaboração da Estratégia Nacional dos Recursos Geológicos, o contributo do LNEG assentou na identificação do “potencial mineiro” nacional, traduzido pela elaboração de um mapa de áreas potenciais para 9 grupos de substâncias qualificáveis administrativamente como depósitos minerais. A delimitação de áreas potenciais para estes grupos de substâncias baseou-se essencialmente na conjugação do conhecimento existente sobre a distribuição espacial das ocorrências minerais conhecidas em território nacional com o conhecimento sobre a disposição espacial das unidades geológicas favoráveis a essas ocorrências.
Cartografia Geológica de Recursos em Xisto da Pedreira do Mestre André, Barrancos
Ano : 2001
A cartografia geológica da área envolvente à Pedreira do Mestre André em Barrancos foi realizada em 2001, para suportar a avaliação dos recursos disponíveis nesta área para a produção de xistos para fins ornamentais. Foi acompanhada de uma campanha de sondagens e de levantamento do estado de fraturação do maciço.
Cartografia dos Recursos em Calcários Ornamentais do Maciço Calcário Estremenho
Ano : 2014
A cartografia geológica detalhada das principais áreas produtoras de calcários ornamentais do Maciço Calcário Estremenho foi elaborada no âmbito da Atividade 1 – Exploração Sustentável de Recursos no MCE do Projeto Âncora 2 - Sustentabilidade Ambiental da Indústria Extrativa. Este Projeto Âncora, enquadrado no Cluster da Pedra Natural e financiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE 2007-2013), foi coordenado pela ASSIMAGRA – Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais. A cartografia que aqui se disponibiliza permitiu conhecer a distribuição espacial das fácies calcárias com aptidão para a produção de blocos para calcários ornamentais que se encontram em exploração desde há cerca de 3 décadas e avaliar os recursos disponíveis em cada uma das 5 áreas produtoras, as quais estão integradas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros: Cabeça Veada, Codaçal, Moleanos, Pé da Pedreira e Portela das Salgueiras. Serve de suporte ao planeamento da lavra e ao ordenamento do território, designadamente às propostas para Planos de Intervenção em Espaço Rústico que foram elaboradas para cada uma das áreas. Ainda no mesmo projeto, mas no âmbito do reconhecimento geral das potencialidades em calcários ornamentais do MCE foi também realizada a cartografia geológica à escala 1:25000 de outras áreas produtoras, designadamente das regiões Moleanos - Ataíja de Cima e Moita do Poço no concelho de Alcobaça e da região de Casal Farto no concelho de Fátima.
Geologia dos Núcleos de Exploração de Mármore do Anticlinal de Estremoz
Ano : 2012
A cartografia geológica dos núcleos de exploração de mármores do Anticlinal de Estremoz foi realizada entre 2003 e 2008 com uma temática vocacionada para apoiar o sector industrial e o ordenamento do território. Os mapas produzidos para os 5 núcleos de exploração, correspondentes às 5 Unidades de Ordenamento para a indústria extrativa definidas no PROZOM - Plano Regional de Ordenamento da Zona dos Mármores, permitem distinguir as principais variedades de mármores, bem como a sua estruturação tectónica que muito condiciona a sua exploração.
Projeto GEO_FPI – Observatório Transfronteiriço para a Valorização Geo-económica da Faixa Piritosa Ibérica
Ano : 2020
O projeto GEO_FPI resulta da cooperação entre o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), o IGME (Instituto Geológico e Mineiro de Espanha), a Junta de Andaluzia (JA) e a Câmara Municipal de Aljustrel (CMA), e conta com um financiamento de 75% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A Faixa Piritosa Ibérica (FPI) representa uma das maiores concentrações de sulfuretos massivos e uma das maiores anomalias de enxofre na crosta terrestre. Neste território, que constitui o núcleo da Região Europeia Alentejo-Algarve-Andaluzia (A3), a continuidade geológica favoreceu um desenvolvimento económico e social ao longo da sua história e cultura, focadas na exploração dos seus recursos metálicos. Este fator favoreceu uma demografia e uma economia fortemente dependentes do setor extrativo, sendo este o elemento unificador da região. Com este trabalho conjunto, procedeu-se à atualização de toda a informação geológica disponível sobre a referida região tendo sido criada uma cartografia harmonizada de ambos os lados da fronteira luso-espanhola, unificando as informações disponíveis.
Cartografia Geológica dos Mármores de Viana do Alentejo-Alvito
Ano : 1999
Tendo como objetivo apoiar o setor extrativo de rochas ornamentais, foi realizado o estudo geológico acompanhado de cartografia geológica de detalhe da região entre Viana do Alentejo e Alvito onde são explorados mármores de cor verde e grão grosseiro em pedreiras de dimensões relativamente reduzidas. Estes mármores afloram numa extensa área, estando enquadrados numa estrutura anticlinal controlada por falhas. O mapa que agora se apresenta à escala 1:10 000 resulta de compilação de cartografia geológica à escala 1:5 000.
Projeto Explora
Ano : 2020
O projeto EXPLORA – Definição de novos vetores de conhecimento geológico, geofísico e geoquímico para a região setentrional de Neves-Corvo, financiado pelo programa Alentejo2020, tem por objetivo caracterizar os modelos geológicos, geoquímicos e geofísicos deste importante centro mineiro da Faixa Piritosa Ibérica, até profundidades de cerca de 1500 m. O EXPLORA pretende definir novos horizontes geológicos favoráveis à ocorrência de mineralizações de sulfuretos, com base numa metodologia ID integrada, que envolve: o estudo de sondagens profundas (>1000 m); datação de rochas vulcânicas félsicas (U/Pb em zircões) e de sedimentos (estudos biostratigráficos, palinologia); processamento e modelação de dados de gravimetria, geomagnetismo, resistividade e sísmica; medições petrofísicas; geoquímica de rochas e de solos; estudo de halos geoquímicos em solos e desenvolvimento de software.
Mapas de Depósitos Minerais de Portugal na escala de 1:200 000
Ano : 2021
Ao longo destes últimos anos, o SIORMINP – Sistema de Ocorrências e Recursos Minerais Portugueses constituiu a base para a produção das 8 folhas à escala 1:200 000 da Carta de Depósitos Minerais de Portugal e ainda a folha da Região Norte. Aqui pode descarregar as 8 folhas que compõem a Carta de Depósitos Minerais de Portugal à escala 1:200 000, complementados pelas respetivas notas explicativas que incluem, além de um texto explicativo sobre a carta, as listas com todos os 2443 depósitos minerais do país representados
Mapa de Minerais Offshore de Portugal
Ano : 2021
O mapa de minerais Offshore de Portugal, foi produzido à escala 1:5 000 000, tendo como objetivo fundamental demonstrar o potencial do offshore português para os recursos minerais. Para a construção do mapa foi considerada a Zona Económica Exclusiva de Portugal e a Proposta de Extensão da Plataforma Continental que, sendo aprovada, irá juntar as ZEE’s dos Açores, Madeira e Portugal continental, aumentando a área de jurisdição e soberania portuguesa para cerca de 4 000 000 Km2.
Mapa de Depósitos de Matérias Primas Críticas em Portugal Continental
Ano : 2023
A procura de novas fontes de matérias-primas, em particular, Matérias-Primas Críticas (MPC), é condicionada por tecnologias emergentes e fatores económicos. As matérias-primas são consideradas “críticas” quando o risco de fornecimento e o impacto económico são considerados altos em relação a outras matérias-primas. A criticalidade das matérias-primas críticas depende de vários fatores geológicos, políticos e técnicos. O mapa de “Depósitos de Matérias-Primas Críticas em Portugal Continental” é uma compilação das ocorrências e depósitos conhecidos que contêm algumas das Matérias Primas Críticas de acordo com a última lista publicada em dezembro de 2023.
Carta Geológica da Brecha Algarvia
Ano : 2000
Devido à sua singularidade e interesse para o sector da indústria extractiva das rochas ornamentais carbonatadas na região Algarvia, o Projeto de Valorização Global da “Brecha Algarvia” foi realizado com o objetivo de aprofundar os conhecimentos existentes sobre este recurso e, em simultâneo, angariar informações que conduzam a um eficiente ordenamento deste sector industrial. Para o efeito foi realizada a cartografia litoestratigráfica da região de afloramento da unidade produtora da Brecha Algarvia.
Cartas Geológicas do Anticlinal de Estremoz
Ano : 1997
O anticlinal de Estremoz é um dos principais centros mundiais de extração de mármores para fins ornamentais e localiza-se no sector setentrional da Zona de Ossa – Morena (ZOM). A carta geológica dos recursos em mármore do Anticlinal de Estremoz editada em 1997 é o corolário dos trabalhos de cartografia geológica que foram desenvolvidos desde a década de 50 do século passado numa temática vocacionada para o apoio ao setor extrativo, em que se procurou dar realce à distribuição espacial dos mármores. Serviu de base à elaboração do PROZOM - Plano Regional de Ordenamento da Zona dos Mármores.