Download de Informação Sobre Recursos Energéticos

Serviço que permite efetuar o download gratuito de informação diversa sobre Recursos Energéticos.

Áreas de Aceleração de Energias Renováveis (AER)

Áreas de Aceleração de Energias Renováveis (AER)

Ano : 2024

Este trabalho foi desenvolvido pelo GTAER - Grupo de Trabalho para a definição das Áreas de Aceleração de Energias Renováveis (AER), criado pelo Despacho n.º 11912/2023, de 23 de novembro, e pretende consolidar e robustecer o anterior trabalho realizado na identificação das áreas com menor sensibilidade para a localização de unidades de produção de eletricidade renovável (solar fotovoltaica e eólica). O trabalho aqui apresentado avaliou o potencial de implementação das referidas unidades, em áreas ou territórios naturais. O processo de identificação das áreas AER, teve em consideração 5 cenários diferentes, dependendo da exclusão ou não das seguintes condicionantes: (i) áreas respeitantes aos aquíferos classificados como porosos ou essencialmente porosos, pertencentes à orla ocidental e à bacia do Tejo-Sado; (ii) áreas respeitantes a distância de tecido edificado residencial e de uso misto e (iii) áreas de RAN (Reserva Agrícola Nacional) e de REN (Reserva Ecológica Nacional) disponíveis. As áreas apresentadas, contribui para a definição de futuras áreas preferenciais AER – não constitui a definição formal e AER. Nas futuras AER haverá simplificação do processo de licenciamento. Note-se que essas áreas não são exclusivas, podendo no resto do território serem implementadas unidades de energia renováveis, de acordo com o normal processo de licenciamento. Os resultados apresentados traduzem a situação à data de fevereiro/março de 2024.

Atlas do Potencial Eólico Onshore de Portugal Continental

Atlas do Potencial Eólico Onshore de Portugal Continental

Ano : 2019

O Atlas do Potencial Eólico de Portugal Continental permite ilustrar, para as diversas regiões do País, o recurso energético do vento e as consequentes estimativas de produção eólica, bem como outros parâmetros estatísticos relevantes. Desta forma constitui-se como uma poderosa ferramenta preliminar, não só para a avaliação prévia do potencial eólico, mas também como instrumento auxiliar de decisão de futuros investimentos em campanhas experimentais para caracterização do vento e de planeamento de redes elétricas e demais infraestruturas.

Áreas menos sensíveis com vista à potencial instalação de unidades de geração de eletricidade solar e eólica (versão de junho de 2023)

Áreas menos sensíveis com vista à potencial instalação de unidades de geração de eletricidade solar e eólica (versão de junho de 2023)

Ano : 2023

Os mapas identificam as áreas de Portugal Continental com menor sensibilidade (ambiental, patrimonial e outros) e que como tal poderão vir a ser consideradas na definição de futuras "Go-To Areas" renováveis no quadro da revisão da Diretiva RED. Nestas áreas, uma vez que não estão abrangidas por condicionantes de exclusão no que respeita a preservação de valores ambientais e patrimoniais (entre outros), poderá a ser instituído um processo de licenciamento de centros eletroprodutores renováveis (solar fotovoltaico e eólico) simplificado, permitindo deste modo acelerar a sua implementação sem comprometer outros valores ambientais e territoriais. As áreas mapeadas aqui são áreas preferenciais do ponto de vista de simplificação do processo de licenciamento, mas não são exclusivas. Ou seja, podem ser implementados centros eletroprodutores noutros locais seguindo o processo normal de licenciamento.

Mapa do Potencial Energético das Energias Marinhas de Portugal Continental - Projeto OffshorePlan

Mapa do Potencial Energético das Energias Marinhas de Portugal Continental - Projeto OffshorePlan

Ano : 2019

O mapa do potencial energético das energias marinhas de Portugal Continental é constituído pelo mapeamento das principais grandezas eólicas e ondas para as alturas de referência de 100m - Eólica e à superfície - caso das ondas. Os mapas Eólicos produzidos representam a climatologia do vento bem como características da fenomenologia inerente à interface terra-mar ao longo da Costa Portuguesa. Relativamente à componente da energia das ondas é representado a estimativa da potência do recurso das ondas bem como a estimativa para os principais sistemas padrão das ondas - sistema coluna de água oscilante, sistema dois corpos oscilando em arfagem e sistemas tipo pala oscilante assentes no fundo do mar. Os mapas do Potencial Energético das Energias Marinhas foram produzidos no âmbito do projeto “OffshorePlan”, que visa contribuir para o desenvolvimento do aproveitamento das energias renováveis offshore na Costa portuguesa ilustrando as zonas adequadas ao aproveitamento das energia eólica e ondas dentro do espaço marítimo Português.

Projeto LocalEnergy - Local Resources For Multifunctional Tetrahedrite-Based Energy-Harvesting Applications

Projeto LocalEnergy - Local Resources For Multifunctional Tetrahedrite-Based Energy-Harvesting Applications

Ano : 2019

O projeto LocalEnergy assenta numa abordagem disruptiva visando explorar o uso de tetraedrites naturais e sintéticas para aplicações termoelétricas e de materiais à base de tetraedrite sintética como novos absorsores solares para aplicações fotovoltaicas. O projeto potencia valorizar dois importantes recursos endógenos nacionais: a energia solar e os minerais. A utilização de minerais de tetraedrites locais da faixa piritosa ibérica, constituídos por elementos abundantes e de baixa toxicidade (essencialmente, Cu, Sb, S), na conversão de energia térmica ou radiante em energia elétrica, constitui uma inovação e contribui para o uso sustentável de recursos e para o desenvolvimento das energias renováveis.